segunda-feira, 16 de abril de 2012

GANHANDO FAMA POR GERAÇÕES!

Bolo simples! Assim eram conhecidos os bolos fáceis e rápidos de preparar. Poucos ingredientes - farinha de trigo, açúcar, fermento, ovos e leite. Coisas básicas e sempre encontradas em qualquer despensa, incluindo a da vizinha, que sempre estava ali pra socorrer na falta de qualquer um deles. Será que as pessoas ainda falam "por favor, você tem uma xícara de açúcar pra me emprestar? assim que comprar, devolvo"? Pra incrementar e variar a receita, suco de uma ou duas laranjas, ou raspas de limão, ou um pouco de essência de baunilha (*). E pronto!

Hoje acho que bolo simples está relacionado apenas ao ato de comprar, ou seja, é muito mais simples comprar! Industrializado ou assado nos fornos dos supermercados e padarias, estocados em embalagens herméticas com grandes prazos de validade ou 'pegando moscas' nos balcões. Simples!

A diferença de um simples para o outro? Ah! O primeiro tinha sempre crianças ao redor da mãe ou da nonna, se lambuzando, melecando tudo, pra tentar ajudar, aprender e brincar. Uma farra, que às vezes podia até acabar em bronca! Mas quem se importava? Além disso, essa 'versão' enchia a casa com o delicioso aroma do bolo simples assando e avisando que a hora do lanche estava chegando!

E foi nesse clima, em que merenda era festa, que muitas vezes fiz e muitas vezes acompanhei minha primeira filhota, ainda pequena, preparando e se dizendo "dona da receita" de um dos famosos bolos simples da nonna: a "Torta Mantovana". Ai de quem pedisse a receita! Segundo ela, uma indesculpável ousadia! Afinal, ela havia decidido tratar essa receita como uma tradição de família! Por isso, se algum dia ela permitir, talvez vocês encontrem a tal receita por aqui. Por ora, apenas pra ilustrar essa lembrança de casa cheirando a bolo simples, aí vai a receita do Bolo Mármore da nonna.

Bolo Mármore
4 ovos
150 g de manteiga sem sal
2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) bem cheia de fermento em pó
1 xícara (chá) de leite
3 colheres (sopa) de chocolate em pó (jamais usamos achocolatados no preparo dos doces - fica muito doce!)


Bater as claras em neve e separar. Bater as gemas, adicionar o açúcar e bater até clarear. Juntar as poucos, batendo sempre, a manteiga derretida. Juntar a farinha de trigo e o leite e bater apenas o suficiente para ficar homogêneo. Juntar as claras em neve e o fermento e misturar delicadamente. 
Separar 1/3 da massa e acrescentar com o chocolate em pó. 
Untar uma forma redonda, com buraco no meio. Polvilhar com farinha de trigo e colocar metade da massa branca no fundo. Por cima, a massa com chocolate e cobrir com o restante da massa branca.
Assar em forno pré-aquecido a 180º, durante cerca de 35 minutos.


Pronto! Agora a casa está perfumada de bolo simples!


(*) Dica para viagem: passando em qualquer supermercado na Itália, aproveite para comprar vários envelopes de Paneangeli - Aroma per dolci - Vanillina. O sabor e aroma desta baunilha em pó é infinitamente mais autêntico do que as opções líquidas existentes por aqui. Cada envelope vem com seis porções que são adequadas para receitas de bolos, cremes, pudins e creme chantilly. Isso pode ser interessante até como lembrancinha de viagem para os amigos que curtem novidades culinárias, afinal não ocupa lugar na mala, não pesa, custa pouco e dificilmente se encontra aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário