segunda-feira, 16 de abril de 2012

MURALHAS, BICICLETAS E MUITO APETITE!


Preparativos antes de ir para a alameda sobre a muralha.
Aqui estamos sobre a muralha de Lucca.












A cidade de Lucca, na Toscana, é capaz de provocar algumas transformações mágicas em nossos sentidos e até na concepção que se tem de algumas coisas. Lá, uma muralha medieval deixa de ser apenas o símbolo de uma fortaleza protegida, bicicletas nunca mais representarão apenas um meio de transporte e apetite jamais poderá estar simplesmente associado à sensação de ter ou não fome! Essas são apenas três das coisas que certamente ganharão nova dimensão depois de passar por Lucca.

Lucca exige que você pegue uma bicicleta (há alternativas para quem não se identifica sobre apenas duas rodas) e pedale sobre suas muralhas. Isso mesmo! A muralha é um círculo completo, de 4 quilômetros, em torno da cidade medieval. Larga de tal modo (sua base tem 30 metros de largura) que se transforma numa alameda,  sombreada por plátanos seculares em praticamente toda a sua extensão.

Pra completar a experiência, nossa sugestão: um picnic! Evidentemente sobre a muralha, com pães, embutidos, queijos e vinhos locais! Depois disso, você vai entender direitinho qual é a diferença entre apetite e fome! 

Certamente, quem já passou por essa experiência guardou na memória o frescor da brisa no rosto enquanto andava de bicicleta, o som da cidade, que 12 metros abaixo, vive há séculos protegida pela muralha, o aroma do pão fresco com presunto cru e o sabor do parmesão e do vinho!

Quer provar tudo isso? Uma dica imperdível: no centro histórico, antes de alugar as bicicletas, passe no Alimentari La Grotta, na Via dell'Anfiteatro, 2. É uma loucura de apelos irresistíveis ao paladar, ao olfato e, sim, à visão também, afinal não 'comemos com os olhos'? Os sanduíches do nosso picnic, variando entre focaccia, ciabata e panino, eram recheados de presunto cru com rúcula ou salame e mussarela (acho horrível escrever com ç) de búfala ou mortadela com um fio de azeite extravirgem! Pra acompanhar, tínhamos um vinho especial, com rótulo da família, mas, sinceramente? Um Fubbiano/Colline Lucchesi é ainda melhor. Detalhe: se o grupo for numeroso e o pacote ficar pesado pra carregar na bicicleta, conversando com o Maurizio, dá pra encomendar e eles entregam numa das mesinhas 'su le mura' (sobre a muralha). Ah! Toalha, copos, sacarrolha e boa companhia ficam por sua conta...


Mesmo sem muralhas medievais e plátanos seculares, bicicletas e muito apetite a gente encontra também por aqui. Por isso se alguém se animar em curtir um picnic, aí vai uma receita extraída de uma edição da revista La Cucina Italiana, cuja matéria especial é justamente sobre picnic! 

Sanduíches de queijo de cabra e atum defumado

Para 4 sanduíches:
8 fatias de pão de forma (sugestão: Grão Sabor, Integral, Wickbold)
8 fatias finas de atum defumado
150 g de queijo de cabra
10 g de ervas aromáticas frescas, de sua preferência (tomilho, salsinha, cebolinha etc.)
85 ml de azeite de oliva extravirgem
sal e pimenta do reino branca

Temperar o queijo de cabra com um pouco de azeite, sal, pimenta e as ervas finamente picadas. Pincelar as fatias de pão com um pouco de azeite e deixar tostar no forno a 200º por um ou dois minutos. Espalmar o queijo sobre 4 fatias de pão e colocar por cima as fatias de atum. Fechar os sanduíches com as outras fatias pão.

Além da receita traduzida, você pode o filminho. Embora ali o 'chef ' use o pão sem tostar, ele sugere outras situações para esse mesmo sanduíche...


Bom picnic!

Nenhum comentário:

Postar um comentário